Letreiro

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Algumas das 20 coisas que a ciência já descobriu sobre o sono !!!

Zzz...

O sono (ou a falta dele) são assuntos recorrentes no mundo da ciência. De cigarro a smartphones, muita coisa pode impedir uma noite tranquila. Um cochilo na medida certa diminui a fome, faz bem para a memória e acaba com a preguiça. Essas e outras descobertas estão reunidas na galeria a seguir.

Genes

Um experimento da Universidade do Texas com 26 pessoas revelou que dormir cerca de 6 horas por dia durante uma semana afeta o funcionamento de 711 genes presentes em células do sistema sanguíneo, fazendo com que funções do organismo (como o metabolismo) fiquem desequilibradas.

Obesidade

Durante um ano, 35.247 funcionários de uma empresa japonesa foram acompanhados por pesquisadores da Universidade de Kitasato. Após esse período, foi constatado o aumento do número de obesos entre operários homens que dormiam, em média, menos de 5 horas por dia.

Casais

Por 10 dias, cientistas da Universidade de Pittsburgh acompanharam as noites de sono de 46 casais que dormiam juntos. Depois, as duplas responderam questionários. Então, descobriu-se que 75% das esposas satisfeitas com seus maridos acordavam e dormiam ao mesmo tempo que eles.

Cigarro

Para cada cigarro fumado, cerca de 1 minuto de sono é perdido. A relação foi descoberta por pesquisadores da Universidade da Flórida. Segundo eles, 10,6% dos fumantes levantam durante a noite e 11,9% tem problemas para conseguir dormir.

Gadgets

Usar gadgets pela noite espanta o sono. Quem afirma é o neurocientista Phyllis Zee, da Northwestern University. Segundo ele, os aparelhos emitem a chamada luz azul e terminam enganando o cérebro e inibindo a produção de melatonina, hormônio que gera em você a vontade de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário